domingo, 23 de outubro de 2011

Camões e a construção de uma identidade nacional do território português

Durante muito tempo, ao longo da História de Portugal, Camões não havia sido reconhecido como o grande poeta que hoje é. Atualmente, sabemos o quanto ele foi importante para a construção de uma literatura genuinamente portuguesa ao glorificar o povo português em uma das obras mais importantes em língua portuguesa Os Lusíadas. Além disso, exerceu papel fundamental na construção da identidade deste povo, como verifica Antônio Ribeiro de Almeida, em seu artigo Dois poetas em busca da identidade nacional dos portugueses e dos brasileiros: um estudo de caso, em que coloca aquela epopeia em um patamar de um livro de estudo da sociedade:

“No Brasil, sociólogos e ensaístas como Afonso Arinos, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Roberto DaMatta, estudaram o problema e produziram textos que hoje são clássicos na literatura. Reveladores da identidade nacional do brasileiro são, por exemplo, o Pelo Sertão, de Afonso Arinos, o Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre e que está sendo reeditado, Raízes do Brasil de Sérgio B. de Holanda, e mais recentemente, de Roberto DaMatta , Carnavais, Malandros e Heróis. Perdoem-me os portugueses se a minha ignorância obriga-me a ficar em Os Lusíadas de Luís de Camões.”

Embora possa não haver um intenção clara em Camões deste estudo sociológico, o poema épico cumpriu semelhante papel às obras mencionadas por Antônio Ribeiro mesmo que em alguns momentos da narrativa.

A epopeia é uma variante do gênero narrativo que tem por característica a exaltação de um povo. Em Os Lusíadas não é diferente, Camões, entre outras coisas, narra os feitos heróicos de Vasco da Gama e glorifica o povo português.

Esta proposta se deu de inúmeras formas, dentre elas na criação do velho na praia do Restelo e as mulheres que estavam próximas à beira dela, que viriam a representar este povo. Aquele criticava a ambição e a política de expansão marítima de Portugal; estas demonstravam sua preocupação com a saída de seus maridos e entes queridos sem saber se voltariam vivos dessas viagens.

Ao dar voz a uma parcela da população, como pode ser verificado no final do episódio IV de Os Lusíadas, Camões passa a enxergar que havia ali a grandeza daquele povo. Verificamos, por conta disso, a exaltação de um grande momento da história de Portugal, uma era de conquistas, de expansão e de poderio econômico.

Cabe salientar também que ao experimentar de uma forma tão diversificada a língua portuguesa, que se confunde também a noção de identidade, o poeta demonstra que não só seu povo, mas também sua língua são tão grandiosos.

Sendo assim, Os Lusíadas, mesmo depois de séculos, ainda é visto como um livro que tem muito a acrescentar para diversos ramos de pesquisa, principalmente quando se trata da importância que ele teve ao levantar a questão da construção da identidade do povo português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário